7 passos para aumentar o faturamento da sua clínica veterinária

Abrir uma clínica veterinária e atender bem os pacientes pode não ser o suficiente para ter um bom faturamento e garantir estabilidade do empreendimento, até em períodos de crise. E sabemos que na área de medicina veterinária, concorrência está cada vez maior, o que pode dificultar que, principalmente profissionais recém-formados, se firmem no mercado.

aumentar o faturamento da sua clínica veterinária

Não é novidade que, além do amor aos animais, todo médico veterinário quer conseguir se manter a partir da profissão que escolheu. Pensando nisso, separamos 7 passos para aumentar o faturamento de uma clínica veterinária. Se você já tem um negócio próprio ou pretende abrir, não deixe de ler esse artigo até o final! Boa leitura!

1. Invista em conforto na clínica veterinária

Quem vai até uma clínica veterinária com o seu animal de estimação, muitas vezes está nervoso ou impaciente para saber sobre a sua saúde. Por isso, nada melhor do que recepcioná-lo com cuidado e conforto para minimizar o estresse causado pela situação.

Para criar um ambiente acolhedor, invista em uma decoração agradável, ofereça água, café e deixe algumas revistas para que o tutor leia enquanto espera pelo atendimento de seu animal.

Um cliente satisfeito com o atendimento certamente retornará para novas consultas e ainda pode indicar para os amigos, e isso representará um aumento no faturamento.

2. Desenvolva uma gestão eficiente

A saúde financeira de uma empresa está diretamente ligada a uma gestão eficiente dos recursos. E em uma clínica veterinária não é diferente.

O grande problema é que nem sempre o profissional possui tempo ou conhecimento suficiente para realizar todas as etapas de gestão do empreendimento que envolvem:

  • fluxo de caixa (controle de todo dinheiro que entra e sai da empresa);
  • controle de novos investimentos;
  • gastos com pessoal e impostos;
  • gastos pontuais não previstos.

Nesses casos, há alguns caminhos que o médico veterinário pode seguir:

  • contratar um gestor que se dedicará à função;
  • investir em conhecimento para gerir o seu negócio;
  • utilizar um software de gestão específico para veterinários.

3. Treine os colaboradores

O capital humano de uma empresa é, certamente, uma de suas grandes riquezas. Por isso, ter uma equipe treinada e disposta a oferecer o melhor atendimentos aos pacientes é um grande diferencial.

Por tal razão, é fundamental investir na capacitação e no treinamentos colaboradores para que eles realizem um bom atendimento e saibam lidar com as frustrações dos tutores com empatia. Com essas atitudes será mais fácil atrair e fidelizar novos clientes.

4. Crie vínculos com os clientes

Além do bom atendimento, uma forma de fidelizar os clientes e, consequentemente aumentar o seu faturamento é procurar criar vínculos. Mas como isso pode ser feito?

Na verdade não é muito complicado e, com algumas atitudes simples no dia a dia, o nível de satisfação e confiança do tutor pode aumentar muito. Confira:

  • trate o tutor e o animal paciente pelo nome;
  • procure saber da recuperação do animal por telefonemas ou mensagens;
  • ofereça brindes e mimos para o paciente, como lacinhos, adesivos ou amostras de produtos;
  • estabeleça uma relação de confiança com o tutores.

5. Tenha um bom plano de marketing

O marketing para médicos veterinários é essencial para que novos clientes conheçam o seu trabalho. Além disso, contribui para a construção de sua imagem como referência no assunto. Portanto, é imprescindível que toda clínica veterinária invista em um bom plano de marketing para construir identidade a ampliar o número de atendimentos.

Algumas ações são básicas para qualquer empreendimento de sucesso, tais como:

  • construa um perfil nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, etc.);
  • crie um site para divulgar a sua clínica;
  • produza conteúdos relevantes para o seu público;
  • procure conhecer as necessidades dos clientes;
  • invista em campanhas patrocinadas para alcançar maior número de pessoas;
  • padronize a identidade visual de seu material de divulgação.

No entanto, vale lembrar que é preciso consultar a resolução do CRMV para que as ações de divulgação estejam de acordo com as normas estabelecidas.

Ademais, antes de qualquer ação de comunicação, vale pesquisar os concorrentes e também o que o seu público-alvo tem preferência.

6. Faça cursos de especialização

Inegavelmente, uma forma de aumentar o faturamento da sua clínica veterinária é buscar uma especialização. Afinal, sabemos que as faculdades oferecem apenas conhecimento básico para atuar em cada uma das áreas. Por isso, cabe ao profissional optar por especialização que o capacite para atender a clientes cada vez mais exigentes e oferecer diagnóstico e tratamento mais adequados aos pacientes.

Uma capacitação pode ser feita nas seguintes modalidades:

  • Cursos de curta duração, com o objetivo de oferecer um treinamento direcionado à alguma área.
  • Cursos de Pós-graduação em que o intuito é fornecer uma especialização completa ao aluno, tornando-o capaz de lidar com as principais demandas da área escolhida.

Investindo em capacitação, você enquanto médico veterinário poderá ampliar o leque de procedimentos realizados em sua clínica e ainda ganhar mais segurança na  hora de realizar os atendimentos.

7. Invista em tecnologia

Por fim, um passo indispensável para aumentar o faturamento de uma clínica veterinária é estar atento às novas tecnologias de diagnóstico. Uma delas que certamente não pode faltar no seu dia a dia é o ultrassom veterinário.

Independente da área de atuação, ter um ultrassom veterinário apresenta diversas vantagens como:

  • diagnósticos mais precisos
  • agilidade na identificação de patologias
  • diagnóstico gestacional precoce
  • maior número de atendimentos
  • mais lucratividade
  • e mais credibilidade junto aos tutores e proprietários de animais.

Seguindo esses passos, certamente será mais fácil para você aumentar o faturamento da sua clínica veterinária!

Se você gostou desse assunto e quer aprender mais sobre o que é preciso para ter um empreendimento de sucesso, acesse nosso artigo com tudo que é preciso para abrir uma clínica veterinária!

Quer saber como adquirir um ultrassom veterinário de alta qualidade e elevar o seu faturamento? Clique aqui ou na imagem abaixo e veja os modelos do Shop Veterinário!