Marketing para médicos veterinários: como conseguir mais pacientes?

A profissão de médico veterinário está crescendo todos os anos. E, junto a maior demanda dos tutores pelo serviço especializado, aumenta também a concorrência. Nesse cenário, é fundamental se valer do marketing para médicos veterinários para conquistar mais pacientes e se firmar enquanto referência na área.

O problema é que a maioria dos profissionais, ao sair da faculdade, tem pouca informação sobre como adotar as estratégias corretas para divulgar o seu serviço, dentro que permite a legislação proposta pelo CFMV.

Por isso, neste artigo separamos algumas dicas básicas para que você não tenha mais dúvidas sobre as melhores estratégias de marketing para se destacar na área e até abrir uma clínica de sucesso. Confira!

Invista em marketing digital

 marketing para médicos veterinários

Nos últimos anos, estratégias convencionais de marketing, como panfletos e anúncios na TV e rádio passaram a dividir, e até mesmo perder espaço para o marketing digital. Essa forma de se comunicar e divulgar o trabalho, basicamente, consiste em construir a sua imagem nos meios digitais como forma de se fortalecer enquanto autoridade no assunto.

Por isso, a primeira dica de marketing para médicos veterinário é investir na presença digital.

Mas como isso pode ser feito? Confira algumas ações básicas a seguir:

  • Crie um site com todas as suas informações de atendimento, que seja responsivo para dispositivos móveis e otimizado para buscas.
  • Aposte em estratégias de SEO (conjunto de estratégias para ser ranqueado nas primeiras posições do Google)
  • Identifique quem é o seu público-alvo e pense em estratégias direcionadas para ele;
  • Utilize campanhas de tráfego pago para as redes sociais e para o Google.

Produza conteúdo relevante para o seu público

Uma das grandes tendências da atualidade é o marketing de conteúdo que, de maneira geral, se refere a produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público. Dessa forma, você ou o seu negócio, ao resolver um problema do leitor, se torna autoridade no assunto. E como resultado disso, alcança um maior número de vendas.

Você pode adotar o marketing de conteúdo utilizando um blog para escrever bons conteúdos sobre as principais dúvidas do público. Assuntos que se relacionam com o seu dia a dia de atendimentos também são bem-vindos.

Se você ainda não tem um blog, o seu perfil em redes sociais como Instagram ou LinkedIn podem ser ótimos canais de relacionamento com a sua audiência.

Uma dica para fazer bons posts é utilizar linguagem mais simples, sem perder autoridade, e apostar em imagens chamativas para o assunto.

Crie um perfil completo nas redes sociais

Outra estratégia de marketing para médicos veterinários é utilizar das redes sociais para divulgar o seus serviços. Com o crescimento desses canais, é impossível para um profissional que deseja se destacar no mercado, ficar de fora, não é mesmo?

De acordo com a legislação, não é permitido prestar atendimento por meio digital, mas, as redes sociais podem ser uma ótima forma de se aproximar do público.

Em páginas do Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, você pode desenvolver o marketing de conteúdo, criar seções para tirar dúvidas (desde que não sejam consultas), publicar curiosidades e dicas para cuidar melhor dos animais. O ideal é ver o que funciona mais com os seus seguidores e investir sem medo!

Esteja atento às normas do CRMV

O marketing para médicos veterinários é essencial para quem quer sair na frente da concorrência e aumentar o número de atendimentos em sua área de atuação. No entanto, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da resolução  n° 780/2004, dispõe de algumas regras tais como:

  • Não realizar atendimentos online
  • Não utilizar fotos de pacientes para demonstrar sucesso de tratamento
  • Não fazer propaganda enganosa (ex: afirmar que é o melhor da cidade)
  • Não divulgar técnicas e tratamentos sem eficácia comprovada
  • Não divulgar tabela de honorários ou comparativos com valores de outros profissionais
  • Divulgar apenas equipamentos e tratamentos que sejam diferenciais (e não um qualitativo de natureza intrínseca do serviço oferecido)
  • Veicular em todo material de divulgação nome completo, especialização (se houver), inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária e endereço de atuação

Não se esqueça do marketing pessoal

Essa dica é direcionada principalmente para profissionais que atuam de forma autônoma. Afinal, sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas, não é mesmo?

O marketing pessoal para médicos veterinários é uma estratégia a mais para se tornar referência na área e conquistar a confiança dos tutores de animais.

Por tal razão, vale a pena adotar algumas ações no dia a dia que visem fortalecer a sua imagem enquanto profissional competente e responsável. Algumas delas são:

  • Vestir-se adequadamente à profissão e aos atendimentos, levando em conta higiene, segurança e conforto.
  • Ter postura firme diante dos tutores, demonstrando conhecimento
  • Demonstrar empatia com as pessoas, ou seja, se colocar em seu lugar diante de algumas situações complexas
  • Ter uma boa rede de contatos
  • Pratique o autoconhecimento e reconheça quais são suas grandes qualidades
  • Invista em capacitação e especialização profissional
  • Melhore a sua comunicação interepessoal
  • Tenha sempre uma postura profissional
  • Honre seus compromissos com os pacientes e tutores
  • Seja sempre pontual

Viu só? O marketing para médicos veterinários é essencial para quem quer ser reconhecido na área. Por isso, vale a pena colocar essas dicas em prática e alavancar o seu número de atendimentos. Que tal?

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Bônus: Invista em uma Pós-graduação

As pesquisas na área de medicina veterinária evoluem constantemente. E, para que o profissional não fique desatualizado, é fundamental buscar por cursos de especialização e pós-graduação.

As vantagens são muitas, afinal, tutores e proprietários de animais certamente darão preferência a um profissional altamente especializado. Além disso, fazer uma especialização pode:

  • ampliar o seu networking
  • aprofundar seus conhecimentos
  • expandir os atendimentos
  • aumentar a lucratividade
  • mais empregabilidade

Isso sem contar que divulgar a sua pós-graduação em medicina veterinária é uma estratégia a mais de marketing que pode fazer com que a sua autoridade no assunto aumente muito, multiplicando as chances do público lhe enxergar como uma referência na área. Ótimo não?

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