4 dicas práticas para melhorar o atendimento veterinário

atendimento veterinário

O mercado veterinário está cada dia mais concorrido, por isso oferecer um bom atendimento veterinário é essencial para se destacar e manter a lucratividade.

Hoje os tutores estão cada vez mais exigentes, então não basta apenas abrir um negócio com bons profissionais para dar certo. É fundamental investir constantemente em diversas formas para melhorar os serviços e atendimentos e ter em mente que sempre é possível evoluir.

Se você oferece serviços veterinários e deseja melhorar cada vez mais se destacando em relação aos seus concorrentes, fica atento nas dicas valiosas que preparamos para você.

Principais serviços e atendimentos veterinários

Os serviços e tipos de atendimento veterinário são diversos, veja os principais a seguir!

Atendimento Emergencial

Os animais que necessitam de cuidados emergenciais podem conseguir esse atendimento em hospitais, clínicas veterinárias ou até mesmo em alguns pet shops. 

Atendimento 24 horas

O atendimento 24 horas é fundamental em casos de emergência, principalmente durante a noite e madrugada, quando muitas clínicas costumam estar fechadas.

Atendimento Especializado

Um serviço muito procurado pelos cuidadores são os atendimentos especializados. Os mais comuns são as áreas de exames de imagem, anestesia, hospitais de fraturas, cardiologia, oftalmologia e odontologia.

O clínico geral sempre deve indicar o paciente para um especialista no assunto, pois este será capaz de proporcionar resultados mais eficientes e focados no problema.

Dicas para melhorar o atendimento veterinário

Todo cliente gosta de ser bem atendido, principalmente quando o assunto é a saúde e o bem-estar de seus animais. Sendo assim, eles merecem toda a atenção, respeito, educação e empatia no atendimento.

Muitos tutores costumam ficar fragilizados principalmente quando seus animais não estão bem de saúde, por isso o ideal é contratar atendentes que tenham sensibilidade e principalmente muito cuidado e educação na hora de receber seus clientes. Porém, essas qualidades também são válidas para qualquer tipo de serviço oferecido.

Para o médico veterinário essas características acrescidas de capacitação de qualidade também são imprescindíveis. Afinal, não basta ser o melhor em sua área se você não consegue passar segurança e confortar para os clientes, assim como não é suficiente investir em infraestrutura e divulgar um serviço que não é capaz de executar.

Veja a seguir outras dicas que podem mudar o seu negócio para melhor:

1. Invista em tecnologia

A tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável para otimizar o atendimento. Hoje já é possível acompanhar e analisar o desempenho de sua clínica/hospital tornando o processamento de dados e a criação de relatórios das atividades mais rápido e eficiente. 

Investindo em tecnologia é possível economizar tempo, monitorar o estoque, as saídas e entradas, registrar cadastros e tornar sua clínica atenta às novidades.

Assim você pode economizar tempo em serviços burocráticos e administrativos, e ganhar em qualidade de atendimento se concentrando no bem estar de seu cliente.

2. Desenvolva estratégias de relacionamento

Muitos clientes costumam procurar o atendimento com frequência e nem sempre é fácil lembrar de cada um deles. A dica para não esquecer os detalhes e criar uma aproximação com eles é guardar todas as informações em sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente. 

Faça uma ficha completa, anote cada detalhe, as preferências e lembre de enviar cartões em datas especiais e também as promoções e novidades por email marketing, whatsapp ou Correios. 

3. Organize o ambiente

Além de contar com uma boa infraestrutura, o ambiente limpo e organizado é uma regra obrigatória para as clínicas veterinárias.

A resolução nº 1015/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária,diz que as clinicas veterinárias são locais com o propósito de atender animais em consultas ou tratamentos mais complexos que envolvam um quadro cirúrgico. 

Sabendo disso, o ambiente de uma clínica veterinária precisa ser organizado e esterilizado. Desse modo, ele pode garantir a segurança dos pacientes.

A organização do ambiente destinado aos clientes também faz muita diferença, afinal os tutores também merecem conforto na sala de espera.

4. Ofereça serviços diferenciados e especializados

Uma excelente estratégia para cativar os clientes e aumentar o envolvimento e valor gasto por eles com a clínica, é oferecer serviços diferenciados e com qualidade.

Hoje as pessoas estão cada vez mais sem tempo e procuram por clínicas que oferecem serviços mais completos para seus animais, os médicos e os serviços especializados podem atrair muitos clientes. 

Os procedimentos mais procurados são exames de sangue, imagem, castração, cirurgia de remoção de tumores e remoção de tártaro. Mas também vale a pena investir em serviços diferenciados para fidelizar os clientes como programas de fidelidade, atendimento móvel, área de recreação, serviços de acupuntura e fisioterapia.

No Brasil os gastos com animais de estimação movimentam cerca de 6 bilhões de reais na economia, afinal são mais de 6 milhões de pets vivendo nos lares brasileiros. Com esses números crescentes e as exigências cada vez mais rígidas, é essencial investir no atendimento veterinário de qualidade.

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Fontes:

Verita, Zoetis, Classe A Saúde