Empreender na medicina veterinária: 5 dicas para se destacar!

Empreender na medicina veterinária é um dos principais caminhos seguidos por profissionais formados nessa área. No entanto, normalmente o curso de graduação nem sempre dá o suporte necessário para montar o próprio negócio ou inovar na área. 

Mais do que montar uma clínica ou hospital veterinário, empreender na medicina veterinária está associado a um conjunto de iniciativas. Seja em negócio próprio ou no trabalho autônomo, consiste em estratégias capazes de alavancar a carreira. 

Na maioria dos casos, construir uma trajetória de sucesso na área pode ser um grande desafio. Assim, demanda planejamento, principalmente no início da carreira. Por isso, neste conteúdo, separamos uma lista de dicas que certamente irão de ajudar na hora de iniciar ou de mudar os rumos da sua carreira. Confira! 

1. Faça um estudo da área

Estar a frente de cada etapa para empreender na medicina veterinária demanda uma série de fatores. Dentre eles:

  • definir o local de atendimento: será um consultório, clínica ou atendimento em fazendas; 
  • estabelecer a área de atuação: bovinos (corte ou leite), equinos, pequenos, silvestres, foco em anestesiologia, indústria alimentícia, etc; 
  • definir o público-alvo: mais do que a área é preciso definir qual o tipo de público (proprietários e tutores ou empresas) para os quais os atendimentos serão direcionados; 
  • escolher os tipos de serviços oferecidos e as demandas que serão atendidas. 

Mais do que isso, é importante pesquisar sobre a trajetória de outros profissionais da área e entender como eles desenvolveram a carreira, os desafios encontrados e como foram superados. 

2. Fique atento às oportunidades

Para ter sucesso ao empreender na medicina veterinária é preciso observar as principais demandas do mercado e identificar as principais carências da área. Dessa forma, você será capaz de enxergar as principais oportunidades de sua região. 

Para isso, aqui também é preciso definir qual será a localização de atuação e a partir de então, estabelecer o perfil de consumidor ideal, valor dos serviços e se é compatível com a capacidade de investimento do cliente e ainda a facilidade de acesso. 

No caso de estabelecimentos destinados ao atendimento de pequenos animais, a localização precisa ser acessível e ter a infraestrutura adequada. Já para atender grandes animais, leve em conta a facilidade de deslocamento até as propriedades. 

3. Faça investimentos conscientes

Nos primeiros anos após formado pode parecer um pouco mais complicado investir um valor maior na atividade veterinária. Afinal, até estabelecer no mercado e conquistar a clientela são necessários dedicação e foco do veterinário. 

Mas, por outro lado, fazer um investimento consciente em elementos que possam agregar valor ao seu serviço é essencial. 

Ao adquirir equipamentos veterinários modernos, você estará aumentando o seu leque de possibilidades. O investimento em um ultrassom veterinário, por exemplo, se paga sozinho à medida que os atendimentos são sendo feitos. Com esse equipamento você poderá atender com mais precisão, um número maior de pacientes em um mesmo dia. 

Outros investimentos como infraestrutura para atendimento e marketing para conquistar e fidelizar os primeiros clientes são essenciais para garantir a sustentabilidade do negócio no início.

4. Busque especialização

Tutores de pequenos animais, pecuaristas e criadores de equinos estão cada mais conscientes sobre o avanço da medicina veterinária. Portanto, também estão mais exigentes quanto tipo de atendimento que querem com seus animais. 

Nesse sentido, profissionais que querem empreender na medicina veterinária e oferecer um serviço mais especializado e sofisticado precisa se dedicar a capacitação constante. 

Uma capacitação pode ser feita nas seguintes modalidades:

  • Residência em medicina veterinária, cujo intuito é preparar jovens recém-formados para a inserção no mercado de trabalho;
  • Cursos de curta duração, com o objetivo de oferecer um treinamento direcionado à alguma área de forma prática e rápida; 
  • Cursos de Pós-graduação em que o intuito é fornecer uma especialização completa ao aluno, tornando-o capaz de lidar com as principais demandas da área escolhida.

A pós graduação pode ser no formato de MBA, destinada profissionais que querem atuar na área gerencial.Também pode ser do tipo Stricto sensu, que qualifica o profissional para atuar no meio acadêmico e científico. Por fim, a pós-graduação no formato de especialização (ou Lato sensu), que tem como objetivo oferecer treinamento mais voltado para a prática em uma área específica. 

Entretanto, é preciso prestar atenção em alguns aspectos na hora de escolher a sua pós-graduação:

  • Reconhecimento da instituição de ensino
  • Conteúdos ofertados durante o curso
  • Currículo dos professores de acordo com a proposta da pós-graduação
  • Possibilidade de treinamento prático.

Todas essas características você encontra na Cenva Pós-Graduação que visa promover treinamento prático e individual em um modelo jamais visto no Brasil. Clique aqui e veja mais detalhes. 

5. Aprenda a cuidar do seu negócio

Um dos grandes desafios para empreender na medicina veterinária é a falta de preparo para a gestão financeira de um negócio. Afinal, apenas ser um médico veterinário competente não é o suficiente para ter sucesso na área. É necessário cuidar do faturamento, levando em conta os investimentos, despesas, reserva de emergência e objetivos futuros. 

Nesse caso, o profissional pode investir em um curso de gestão e assim administrar a própria carreira ou contratar um consultor para auxiliá-lo. No que se refere à clínicas, que possuem um maior faturamento e maior oferta de serviços, o ideal é ter um contador para ajudar nos processos burocráticos e contábeis.

Como vimos, para empreender na medicina veterinária com sucesso é preciso conhecer bem o mercado e investir em tecnologia e conhecimento. Se você ainda não sabe como fazer isso, confira nosso artigo com Passos para se tornar um Médico Veterinário bem sucedido! 

Fonte: Pet Shop Control